domingo, 1 de janeiro de 2012

Akemashite omedetou ....



E lá se foi mais um ano ... Ano Novo, muitas promessas, muitas esperanças ... mas a verdade é que todos os anos o Ano Novo pra minha família significa muita comilança.
Nunca comemoramos o Natal na minha família ... somente a passagem do ano. Todos os anos, a virada de ano era obrigatória e sem margem para negociações.

A minha mãe passava o dia cozinhando, para ser devorada em minutos à noite, e depois da meia noite, o tradicional "um no soba" (macarrão da sorte). Comi soba pra passar no vestibular, para arrumar um bom emprego, para ter um bom parto. Talvez lá no fundo do meu coração, comi soba para arrumar um grande amor também. E sempre, agraciada pelo soba ou por simples sorte ou destino, todos os meus sonhos foram se realizando.

Este ano, no segundo "Oshougatsu" sem a minha mãe, é inevitável lembrar de todas as tradições que ela fazia questão de perpetuar em nossa família ... além de muita comida no jantar da passagem de ano, o soba como primeira refeição do ano, ainda teve moti distribuídos nos carros e o Kouhaku Utagassen.

O Kouhaku é um festival de música que acontece todos os anos no Japão na noite de 31 de dezembro. Os cantores de maior prestígio nacional se dividem em equipe branca (masculina) e equipe vermelha (feminina) e duelam com apresentações megalomaníacas e visuais de gosto questionáveis.
Mas a verdade é que é um espetáculo, com detalhes e organização literalmente nipônicas.

A minha mãe sempre gostou do Kouhaku ... quando eu era criança, e a tecnologia era realmente do século passado, o Kouhaku levava cerca de seis meses para chegar ao Brasil. Lembro da minha mãe indo assistir a sessão do Kouhaku na ACAE com todo o restante da colônia japonesa prudentina.
Depois, chegou a era do vídeo cassete, e a espera diminui para um ou dois meses. Meu pai ia pra São Paulo e alugava o vídeo do Kouhaku e a minha mãe tornava-se indisponível por quatro horas para apreciar cada apresentação.

Eu já não estava mais em casa quando chegou a transmissão via satélite e a NHK passou a transmitir ao vivo no Brasil. Pronto, não tinha mais espera ... toda manhã do dia 31 de dezembro, o Kouhaku era transmitido ao vivo no Brasil também. Mas como dia 31 de dezembro era dia da minha mãe passar o dia cozinhando, meu pai gravava e ela assistia no dia seguinte ... quase como tradição, no primeiro dia do ano, eu assistia com a minha mãe o Kouhaku do dia anterior.

Teve um tempo em que eu acompanhava anualmente o Kouhaku. Sabia quem ia cantar, qual música, ficava esperando pra ver com qual roupa apareceria, que novidade seria mostrada ... glorioso anos 80, com as apresentações de Akina, Seiko e Kyon Kyon. Teve também a inesquecível despedida da Mori Masako e torcia todos os anos, junto com a minha mãe, pro Akagumi (equipe vermelha) vencer.

Depois perdi interesse, achava todas as apresentações iguais, todas as meninas dançavam no estilo Spice Girls, e todos os homens (?) também pareciam as Spice Girls. Mas, para fazer companhia para a minha mãe, assistia com ela e continuava torcendo pra equipe vermelha.

Este ano, depois de anos, resolvi acompanhar e assistir ao Kouhaku.
Quanta diferença do tempo em que a minha mãe esperava seis meses pra ver uma apresentação. Hoje, menos de 24 horas depois, já estava na Internet, a apresentação e vários comentários sobre as apresentações. E este ano, depois de vários anos de domínio masculino, a equipe vermelha ganhou.

Me senti mais perto da minha mãe, ou senti minha mãe mais perto de mim, não sei direito.
Mas tive a nítida sensação de que ela estava sentada ao meu lado quando a Matsuda Seiko cantou com a sua filha ou quando o "boneco" Hosokawa Takashi dividiu o palco com a Fuji Ayako. Certamente minha mãe teria gostado de ver estas apresentações e teria vibrado com a vitória do time feminino.

Talvez não, porque acho que ela tem algo mais evoluído para fazer no novo mundo onde ela se encontra do que torcer pra equipe feminina, mas lembrar dela nos pequenos sentimentos assistindo o Kouhaku, me fez ter certeza de que a minha mãe viverá para sempre em minhas lembranças e trazer a tona estas lembranças preenche meu coração com o seu amor.

Sinto muita saudade, mas hoje a dor é menor do que já foi, e consigo espantar a tristeza simplesmente lembrando de coisas boas que passamos juntas ... Te amarei para sempre!!!!

Que venha 2012!!! 明けましておめでとうございます ...ou simplesmente, Feliz Ano Novo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário