quinta-feira, 19 de julho de 2012

Reencontros


Depois de meses longe do blog, senti vontade de escrever de novo ...
Estou de férias, e provavelmente as emoções da viagem pra Prudente despertaram sentimentos que estão pedindo para serem transformados em palavras.

Desde a perda da minha mãe, meus sentimentos andam intensos. Se a saudade é imensa e a tristeza de não poder mais abraçá-la enchem meu coração de lágrimas, também aprendi a valorizar mais os momentos. Aprendi a viver intensamente cada encontro, cada coincidência. O nosso último café da tarde juntos, uniu, pelo acaso ou pela mão de Deus, meus pais e os 4 filhos, num simples café ao redor da mesa. Parecia que seria mais um, depois de muitos anos, é verdade, mas ninguém imaginava que seria o último. Agradeço todos os dias a Deus por ter dado a oportunidade de estarmos juntos naquele tarde.

Depois disso, comecei a dar mais valor a cada momento da minha vida ... não diminuiu, em nada, a tristeza de ter perdido um grande amigo depois de uma despedida rápida na porta do salão na festa do meu filho. Uma despedida comum, com a certeza de que o próximo encontro seria dali a alguns dias, na próxima festa. Mas só fez reforçar ainda mais este desejo de encontrar as pessoas, reencontrar as pessoas que já foram importantes na minha vida.

E este ano, quase numa promessa de começo de ano, decidi que faria todo o esforço necessário para encontrar as pessoas. E, passado meio ano, acho que tenho tido sucesso nesta empreitada. A coincidência tem me ajudado também, ou seria o reconhecimento divino do meu esforço, e a mão de Deus tem colocado as pessoas no mesmo local que eu para que estes reencontros aconteçam ... só sei que só este ano, encontrei pessoas que não via há 20 anos e posso dizer que cada encontro tem sido sensacional. O tempo, a distância, nos levou a caminhos diferentes, mas o carinho que nos uniu um dia continua forte e faz com que o abraço seja muito sincero.

Logo no começo do ano, fui para Indaiatuba, pertinho aqui de Campinas, encontrar uma grande amiga, companheira de baladas, shows e carnavais. Foram muitas lembranças, conheci sua filha e seus sobrinhos, filhos de também amigos antigos, e saí deste encontro com vontade de mais, de resgatar as memórias e mostrar o quanto foram importantes para mim e quanto de carinho ainda existe.

Em abril, teve a missa de 2 anos de morte da minha mãe. Numa agradável surpresa, recebi as minhas primeiras melhores amigas, duas irmãs que não via desde o meu casamento. Ver a filha de uma delas, trouxe tantas lembranças da nossa infância e adolescência. O abraço de despedida foi muito sincero e confortante. Depois de tanto tempo, muita coisa mudou, mas o carinho ainda é imenso.

E nesta última ida a Prudente, pra comemorar os 80 anos do meu pai, vi que estes encontros têm valido muito a pena. Ainda no meio da emoção do discurso e fotos da comemoração, mais um encontro, a amiga que foi companheira das primeiras noites de estudo, da luta pelo vestibular, do primeiro passo pra vida independente quando fomos pra SP fazer cursinho. Mais uma desta mesma época, não pode ir na festa do meu pai, então decidi ir visitá-la, afinal um conflito de agenda não ia atrapalhar meus planos de encontrar meus amigos. Foram encontros deliciosos, ver que as companheiras de baladas tinham se transformado em mães dedicadas foi realmente emocionante.

Como ainda tinha mais um dia na cidade, combinei de ir encontrar uma amiga ainda da época do ginásio. Fazemos aniversário no mesmo dia, nasci exatamente um ano depois dela, e talvez esta coisa de signo, de astros, tenha nos unido, fazendo com que nossos gênios se combinassem. E mesmo depois de tanto tempo, é delicioso conversar, dar risada. O seu esforço de sempre é encantador e mais uma vez, a admirei pela sua força delicada de correr atrás de seus sonhos.

E, quando estava deixando a cidade, com um sentimento de dever cumprido, encontro, ao acaso, no saguão do aeroporto, alguém que não via há mais de 20 anos ... que coincidência deliciosa. O marido dela embarcou no mesmo avião que nós, e mesmo tendo sido muito rápido, encontrá-la foi sensacional ... o abraço de despedida foi cheio de carinho. Mesmo que o próximo encontro seja daqui a 20 anos, a mensagem de que ela foi importante pra mim parece ter sido transmitido naquele abraço.

Por isso, a minha promessa de começo de ano, vai se transformar numa promessa permanente ... farei destes reencontros a prioridade dos meus esforços ... no meio das obrigações e agendas das crianças, não será uma tarefa fácil, mas depois da emoção destes primeiros encontros, posso garantir que vale a pena. Por isso, amigos que não vejo há muito tempo, aguardem ... eu vou ao encontro de vocês!!!!

Um comentário:

  1. Puxa, um dia também vou conseguir fazer esses esforços. Mal postar num blog consigo.....

    Deixa um espacinho nessa sua lista para mim, hein ??

    ResponderExcluir